ACD LA HOYA (ESPANHA)

ACD LA HOYA: ACD La Hoya é uma associação cultural e desportiva espanhola que se baseia nos princípios da cooperação, integração, proteção do ambiente, solidariedade, humanidade e valores humanos universais e promove um ambiente em que a comunidade poderá criar, pensar, concretizar as suas ideias e construir posições e reacções sobre questões importantes. Propõe-se a desenvolver actividades na comunidade rural como a arte, o desporto e a cultura, dedicando-se também à implementação e participação bem sucedida de projectos europeus para aproximar a juventude e a Europa sénior. O principal objetivo é dar à comunidade possibilidades de ocupar o seu tempo (desporto, artes, workshops, cultura, …), apoiar iniciativas ascendentes da comunidade, melhorar o trabalho social e facilitar a integração de jovens e adultos na sociedade, especialmente nas zonas rurais, envolvendo-os no nosso trabalho e incentivando o seu espírito criativo, o que ajuda a aumentar a participação de jovens e adultos na comunidade local e na sociedade em geral. La Hoya trará ao projeto ACTIVUS uma enorme experiência em matéria de divulgação e beneficiará de uma maior sensibilização para as carreiras duais dos jovens e talentosos atletas do seu clube. Além disso, poderão aumentar a inclusão de jovens atletas em comunidades rurais e desenvolver ainda mais os seus profissionais; dois objectivos que são inatos à organização espanhola.

SPORTIEF BESTEED PROJECTEN BV (HOLANDA)

A SPORTIEF BESTEED GROEP (SBG) é uma organização polivalente que exerce a sua atividade nas regiões de Haaglanden e Rijnland, com escritórios nos municípios de Delft e Rijswijk. A sua missão é: “Realização de uma sociedade ativa em que todos participem e tenham a mesma oportunidade de felicidade, realização e significado”. As actividades do SBG centram-se na abordagem de questões sociais como a solidão, a pobreza, a falta de desenvolvimento pessoal e a integração. Desta forma, ninguém fica à margem da sociedade. Além disso, são movidos pelo poder social do desporto e da cultura, e criam e organizam actividades que desafiam jovens e idosos a participar na sociedade. O SBG investe no desenvolvimento de talentos, na interação entre as pessoas e na saúde. Colocam o respeito, a tolerância, a igualdade e a solidariedade no centro dos seus projectos. O departamento “SBG Projecten” (Projectos) orienta os organismos governamentais, as organizações sem fins lucrativos, educativas, desportivas e culturais na gestão de projectos e programas. Além disso, o SBG oferece apoio na identificação de oportunidades de financiamento para a promoção do desporto e da cultura. Por exemplo, em colaboração com parceiros nacionais e locais, fazem parte de programas e movimentos nacionais, tais como ambientes desportivos sem álcool, ambientes infantis sem fumo e cantinas desportivas mais saudáveis. O SBG Projects (gestão) actua como uma competência global no âmbito das sete organizações filhas. Como já foi referido, o SBG trabalha em estreita colaboração com diferentes organizações desportivas, escolas, municípios e outros intervenientes relevantes e adopta frequentemente um papel de consultoria no que diz respeito ao enquadramento, à política e ao desenvolvimento geral dos profissionais envolvidos.

L´ORMA SSD ARL (ITÁLIA)

L’ORMA participa no projeto para partilhar com os parceiros europeus a sua experiência em matéria de organização, promoção e comunicação de iniciativas desportivas e sociais, sobretudo dirigidas aos jovens e às famílias. Em particular, a L’ORMA realiza há mais de 10 anos ateliers educativos nas escolas, baseados em actividades teatrais e musicais, onde o movimento é utilizado como meio de comunicação através da música e da expressividade dos jovens. Todas as nossas actividades estimulam a concentração, a resposta rápida e são conhecidas por serem divertidas e dinâmicas. Desde a sua fundação, a L’ORMA afirmou-se como uma agência educativa privada, no sector não lucrativo, um exemplo límpido de precursor da empresa social aplicada ao mundo do desporto e da educação; a nível local, é muito ativa na divulgação e promoção da cultura empresarial, pelo que assim, a nível europeu, pode partilhar a sua experiência em termos de teoria, técnicas e métodos empresariais no domínio do desporto.

KARATE FEDERATION OF REPUBLIC OF NORTH MACEDONIA (MACEDÓNIA DO NORTE)

Um dos nossos principais objectivos como Federação é realizar actividades para a formação profissional permanente e educação dos atletas, equipa técnica, bem como os juízes da modalidade. Ao participar neste projeto, os nossos atletas e treinadores ganharão conhecimentos sobre a importância do desenvolvimento social e profissional equilibrado dos atletas. Além disso, a organização de grupos de discussão e eventos aumentará o nível de sensibilização para o desporto e para a carreira dupla e motivará as pessoas a desenvolverem-se em diferentes áreas. A Federação de Karaté da Macedónia do Norte é também um ator-chave na política desportiva nacional/internacional do país e partilha uma rede com partes interessadas potencialmente importantes. A sua participação no projecto ACTIVUS proporcionar-lhes-á conhecimentos, ferramentas e recursos suficientes para assegurar um crescimento holístico contínuo do desporto, dos atletas, dos profissionais e não só.

COFAC COOPERATIVA DE FORMACAO E ANIMACAO CULT (PORTUGAL)

A Universidade Lusófona é o resultado da integração da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e da Universidade Lusófona – Porto, dando origem a dois centros universitários (Lisboa e Porto). Desde logo, os seus objectivos são “o ensino, a investigação nos vários domínios da ciência, da cultura e das tecnologias, numa perspetiva interdisciplinar e, sobretudo, tendo em vista o desenvolvimento dos países e dos povos de língua portuguesa”. Atualmente, a Universidade Lusófona oferece 65 licenciaturas, 70 mestrados, 4 mestrados integrados, 8 mestrados internacionais “Erasmus Mundus”, 2 mestrados profissionais e um em EAD, 13 doutoramentos e um vasto leque de cursos de pós-graduação, formação especializada e micro-credenciais. Todos os cursos da Universidade cumprem os requisitos do ensino superior europeu e estão em conformidade com o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS). Para além disso, são acreditados pela A3ES, a entidade responsável pela avaliação e acreditação do ensino superior em Portugal. Do seu património, importa destacar o seu forte carácter internacional, bem patente no facto de a universidade liderar uma das novas “European Universities”, nomeadamente a Filmeu – European University for Film and Media Arts, e participar ativamente em dezenas de projectos de investigação no âmbito, entre outros, dos programas europeus Horizonte e E+. Acolhe ainda mais de 1.700 estudantes internacionais de 84 nacionalidades que frequentam atualmente os seus cursos. A Universidade Lusófona poderá desenvolver a sua experiência institucional em investigação no âmbito do projeto ACTIVUS e ser uma mais-valia inestimável para o grupo parceiro.

LICEUL CU PROGRAM SPORTIV SUCEAVA (ROMÉNIA)

A escola secundária desportiva Suceava é uma escola desportiva profissional que tem 921 alunos e 82 professores. A LPS Suceava tem competências específicas na condução e implementação de actividades desportivas e tem resultados extraordinários neste domínio: as equipas de andebol, voleibol, atletismo e futebol ganharam muitos prémios em competições nacionais. Alguns dos alunos foram selecionados para as equipas nacionais. A escola está situada no norte da Roménia, numa zona social e economicamente desfavorecida. Cerca de 25% dos pais dos alunos trabalham no estrangeiro, pelo que a escola tem um papel importante na sua educação e vida quotidiana. Uma das missões da escola é ajudar os alunos a integrarem-se e a adquirirem melhores competências para entrarem no mercado de trabalho europeu. Devido ao trabalho árduo dos alunos e professores envolvidos em projectos europeus, a LPS Suceava foi premiada com a possibilidade de participar no Concurso Nacional Romeno. Em 2014 e 2017, ganhou o prémio entre 65 outras escolas, o que permitiu uma maior visibilidade na comunidade. Os alunos e os professores estão orgulhosos deste facto e esperam trabalhar noutros projectos. O departamento de projectos, que inclui 17 professores, está envolvido na aplicação de metodologias de ensino, no bem-estar no ambiente escolar e na inclusão de alunos com necessidades especiais na nossa escola. Os professores têm uma colaboração positiva e sustentável com a comunidade local, os meios de comunicação social locais e as ONG.

ACTIVUS